Politica de Privacidade

I. Introdução / II. Visão geral / III. Coleta e uso de dados / IV. Opções e transparência / V. Atualizações a este aviso

I. Introdução
Quando usa os apps da Rub app, você nos confia seus dados pessoais. E temos o compromisso de manter essa confiança. Para começar, vamos te ajudar a entender as nossas práticas de privacidade.

Este aviso descreve os dados pessoais que coletamos, como são usados e compartilhados e as suas opções com relação a eles. Recomendamos ler este aviso junto com a visão geral de privacidade, que destaca os pontos principais das nossas práticas de privacidade.



II. Visão geral
A. Escopo
Este aviso aplica-se aos usuários dos serviços da Rub app em todo o mundo, inclusive os usuários de apps, sites, recursos ou outros serviços.

Esse aviso descreve de que maneira a Rub app e suas afiliadas coletam e usam dados pessoais. Este aviso se aplica a todos os usuários dos apps, sites, recursos ou outros serviços da Rub app em todo o mundo, exceto aqueles cobertos por um aviso de privacidade à parte, como o Aviso de Privacidade do Rub app Freight ou a Política de Privacidade da Careem. Esse aviso se aplica especificamente a:

Usuários: indivíduos que solicitam ou fazem viagens por aplicativos, inclusive quem faz viagens solicitadas por outra pessoa
Motoristas parceiros: indivíduos que prestam serviços de deslocamento aos usuários por conta própria ou por meio de empresas parceiras de viagens por aplicativos
Destinatários de entregas: indivíduos que solicitam ou recebem alimentos ou outros produtos e serviços
Entregadores parceiros: indivíduos que prestam serviços de entrega ou outros serviços
Esse aviso também se aplica a outras coletas de dados pessoais pela Rub app, em conexão com os serviços da Rub app. Por exemplo, podemos coletar informações de contato de indivíduos que usam contas de clientes da Rub app para Empresas ou de proprietários ou colaboradores de restaurantes parceiros do Rub app Eats. Também podemos coletar dados pessoais de quem inicia mas não conclui cadastro para ser motorista ou entregador parceiro e aluga bicicletas, patinetes ou outros dispositivos elétricos leves oferecidos por outras empresas por meio de um app da Rub app ou em conexão com nossa tecnologia e nossos recursos de mapeamento.

Todos os indivíduos sujeitos ao presente aviso são denominados “usuários” neste documento.

Além disso, observe o seguinte:

Usuários na Brasil: a Agência de Acesso a Informações Públicas, na sua função de entidade reguladora de acordo com a lei 25.326, é responsável pelo recebimento de reclamações e denúncias feitas por qualquer titular de dados que acredite que seus direitos tenham sido afetados por uma violação da regulamentação local de proteção de dados.
Usuários no Brasil: acesse aqui para obter informações sobre as práticas de privacidade da Rub app exigidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Usuários na Califórnia: informações sobre as práticas de privacidade da Rub app relacionadas com a CCPA (California Consumer Privacy Act – Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia) estão disponíveis aqui.
Usuários no México: acesse aqui para obter informações sobre as práticas de privacidade da Rub app exigidas pela lei mexicana de proteção de dados pessoais (Ley Federal de Protección de Datos Personales en Posesión de los Particulares).

Usuários Convidados: os dados pessoais dos indivíduos que solicitam viagens ou recebem entregas por sites ou apps de parceiros (como ao fazer pedidos de restaurante ou mercado) ou organizadas por outros proprietários de conta (coletivamente, “Usuários Convidados”) são usados exclusivamente para oferecer essas viagens e entregas ou outros serviços solicitados por um terceiro e para fins de segurança, suporte ao usuário, pesquisa e desenvolvimento, comunicação entre usuários e em conexão com procedimentos e requisitos legais, conforme descrito em “Como usamos os dados pessoais” abaixo. Os dados dos Usuários Convidados podem ser compartilhados com terceiros para esses fins e associados ao proprietário dessa conta ou acessados por ele. Isso inclui especificamente Usuários Convidados que façam viagens/recebam entregas solicitadas por proprietários de contas do Rub app Health, da Rub app Central, do Rub app Direct ou da Rub app para Empresas ou que façam viagens ou recebam entregas solicitadas por amigos, membros da família ou outros. Para enviar perguntas, comentários ou reclamações sobre dados de Usuários Convidados ou enviar solicitações relacionadas a esses dados, acesse aqui.
Nossas práticas de tratamento de dados estão sujeitas às leis aplicáveis dos locais em que atuamos. Isso significa que as práticas descritas nesse aviso só são aplicadas em um país ou região se as leis locais permitirem. Entre em contato aqui ou pelos endereços abaixo se tiver alguma dúvida sobre nossas práticas em um país ou região específica.

B. Responsável pelo tratamento dos dados e transferências
A Rub app B.V. e a Rub app Technologies Inc. são as controladoras responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços da Rub app no Espaço Econômico Europeu e no Reino Unido.

A Rub app Technologies Inc. é a responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços da Rub app em todos os outros países.

A Rub app B.V. (Bayeux,Paraiba ,Brasil) e a Rub app Technologies Inc. (Paraiba Brasil são as responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais relacionados ao uso dos serviços da Rub app na Espaço Econômico Europeu, no Reino Unido e na Suíça. Se você for motorista parceiro no Reino Unido, a entidade da Rub app titular da licença pertinente de operador de PHV será responsável por cumprir os requisitos de licenciamento.

A Rub app Technologies Inc. é a responsável pelo tratamento dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços da Rub app em todos os outros países.

A Rub app opera e processa dados globalmente. Também podemos transferir dados para outros países além daqueles onde os usuários vivem ou usam os serviços da Rub app. Fazemos isso para cumprir os acordos com os usuários, como os Termos de Uso, ou com base no consentimento prévio dos usuários, em decisões de adequação aos países relevantes ou em outros mecanismos de transferência que possam estar disponíveis sob a lei aplicável, como as Cláusulas Contratuais Padrão.

Dúvidas, comentários e reclamações sobre as práticas de tratamento de dados da Rub app podem ser enviados aqui. Você também pode usar este formulário para enviar uma pergunta ao Encarregado da Proteção de Dados da Rub app.

III. Coleta e uso de dados
A. Dados que coletamos
A Rub app coleta:

Dados informados à Rub app pelos usuários, por exemplo, durante a criação da conta
Dados criados durante o uso de nossos serviços, como dados de localização, utilização do app e dispositivo
Dados de outras fontes, como parceiros da Rub app e terceiros que usam APIs (Application Programming Interfaces – Interfaces de Programação de Aplicação) da Rub app
Os dados a seguir são coletados pelos apps da Rub app ou em nome dela:

1- Dados informados pelos usuários. Isso inclui:

Perfil do usuário: coletamos dados quando os usuários criam ou alteram contas da Rub app. Pode ser nome, e-mail, número de telefone, nome de usuário e senha, endereço, foto de perfil, dados bancários ou de pagamento (inclusive informações relacionadas a verificação de pagamento), carteira de habilitação e outros documentos de identificação governamentais (que possam indicar número do documento, data de nascimento, gênero e foto). Pode incluir também informações do veículo ou do seguro de motoristas e entregadores parceiros, contatos de emergência, configurações de usuário e comprovantes de saúde ou adequação para prestar serviços pelos apps da Rub app.
Ou pode incluir gênero e/ou ocupação (exigido por alguns serviços ou programas da Rub app, como Rub app Cash ou U-Elas).
Podemos usar as fotos enviadas pelos usuários para confirmar as identidades deles, por exemplo, por meio de tecnologias de reconhecimento facial. Para mais informações, consulte a seção “Como usamos os dados pessoais”.
Checagem de antecedentes e confirmação de identidade: nós coletamos informações relacionadas a checagem de antecedentes e identidade de motoristas e entregadores parceiros. Tais informações podem incluir histórico de direção, antecedentes criminais (onde permitido por lei) e direito de trabalhar. Essa coleta pode ser feita por um distribuidor autorizado em nome da Rub app. Também confirmamos a identidade dos usuários do Rub app Eats para entrega de bebidas alcoólicas.
Dados demográficos: podemos coletar dados demográficos sobre os usuários, inclusive por meio de pesquisas com usuários. Em alguns países, os dados demográficos dos usuários também podem ser enviados por terceiros.
Conteúdo do usuário: coletamos informações que os usuários enviam quando entram em contato com o suporte ao cliente da Rub app, fazem avaliações ou elogios para outros usuários ou restaurantes parceiros ou entram em contato com a Rub app de outra forma. Isso pode incluir feedback, fotos ou outros registros coletados por usuários.


2- Dados criados durante o uso dos nossos serviços. Isso inclui:

Dados de localização (motorista e entregador parceiroe Cliente): a Rub app coleta esses dados quando seu app é executado em primeiro plano (está aberto e na tela) ou em segundo plano (aberto mas fora da tela) no dispositivo móvel desses indivíduos.
Dados de localização (usuários e destinatários de entregas): coletamos dados de localização precisos ou aproximados dos dispositivos móveis dos usuários e destinatários de entregas quando eles nos dão permissão. A Rub app coleta esses dados desde o momento em que uma viagem ou entrega é solicitada até sua conclusão e quando o app é executado em primeiro plano no dispositivo móvel. Usamos esses dados para aprimorar o uso dos nossos apps, inclusive para melhorar locais de partida e retirada, ativar recursos de segurança, além de prevenir e detectar fraudes.
A Rub app coleta os dados de localização do motorista parceiro durante a viagem e os vincula à conta do usuário, mesmo que o usuário não tenha nos permitido coletar os dados de localização do seu dispositivo. Isso nos permite oferecer serviços aos usuários, como gerar recibos e prestar suporte ao cliente.
Dados de transação: coletamos informações de transações relacionadas ao uso de nossos serviços, inclusive o tipo de serviço solicitado ou prestado, informações de pedidos e entregas, data e hora em que o serviço foi prestado, valor cobrado, distância percorrida e forma de pagamento. Além disso, se alguém usar seu código promocional, podemos associar seu nome a essa pessoa.
Dados de uso: coletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos serviços. Isso inclui datas e horários de acesso, páginas ou recursos do app visualizados, problemas do app e outras atividades do sistema, tipo de navegador e sites ou serviços de terceiros utilizados antes da interação com nossos serviços. Em alguns casos, podemos fazer essa coleta por meio de cookies, pixels, tags e tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos. Para saber mais sobre essas tecnologias, consulte o nosso Aviso sobre cookies.
Dados do dispositivo: podemos coletar dados sobre os dispositivos usados para acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP do dispositivo, sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferenciais, identificadores exclusivos do dispositivo, identificadores de publicidade, número de série, dados de movimento do dispositivo e dados da rede móvel.
Dados de comunicação: permitimos que os usuários se comuniquem entre si e com a Rub app por meio de apps para dispositivos móveis e sites da Rub app. Por exemplo, permitimos que motoristas parceiros e usuários, bem como restaurantes ou entregadores parceiros, além de destinatários de entregas liguem, enviem mensagens de texto ou outros arquivos entre si (normalmente sem divulgar os números de telefone). Para prestar esse serviço, a Rub app recebe alguns dados sobre as chamadas, mensagens de texto e outras comunicações, inclusive a data e a hora em que ocorreram e o conteúdo delas. A Rub app também pode usar esses dados para dar suporte ao cliente (inclusive para mediar contestações entre usuários), análise, fins de segurança, além da melhoria de produtos e serviços.
Dados de dispositivos alugados: coletamos dados gerados por dispositivos alugados, como bicicletas, patinetes e outros dispositivos ou veículos elétricos leves, quando estão em uso. Isso inclui data e hora de uso, localização, trajeto e distância percorrida. Dentro do limite permitido por lei, os dados de localização coletados de dispositivos alugados durante a viagem são conectados à conta do locador, mesmo se ele não permitir que a Rub app colete dados de localização do seu dispositivo móvel.
Gravação de áudio: em algumas jurisdições e quando permitido por lei, os usuários podem gravar o áudio das viagens por meio de um recurso no app. As gravações são criptografadas e armazenadas no dispositivo do usuário e só são compartilhadas com a Rub app quando enviadas pelo usuário para o suporte ao cliente em caso de incidente de segurança. Veja mais informações aqui.
3- Dados de outras fontes. Isso inclui:

Feedback dos usuários, como avaliações, comentários ou elogios.
Usuários que participam de programas de indicação. Por exemplo, quando um usuário indica alguém, nós recebemos os dados pessoais da pessoa indicada.
Proprietários de contas da Rub app que solicitam serviços para outros usuários ou em nome deles ou que permitem que usuários solicitem ou recebam serviços por meio das suas contas. Entre eles estão proprietários de contas da Rub app para Empresas.
Usuários ou outras pessoas que enviam informações relativas a pedidos de indenização ou contestações.
Parceiros comerciais da Rub app, por meio dos quais os usuários criam ou acessam sua conta da Rub app, como provedores de serviços de pagamento, serviços de redes sociais ou apps e sites que usam as APIs da Rub app ou cujas APIs a Rub app usa.
Parceiros comerciais da Rub app em conexão com o cartão de crédito Rub app Visa dentro do limite divulgado nos termos e condições do cartão.
Distribuidores que nos ajudam a confirmar a identidade, as informações de antecedentes e a qualificação para a parceria dos usuários para fins de regulamentação e segurança.
Provedores de seguros, veículos ou serviços financeiros para motoristas e/ou entregadores parceiros.
Empresas parceiras de viagens por aplicativos (para motoristas e entregadores parceiros que usam nossos serviços por meio de uma conta associada a tal empresa).
Fontes abertas ao público.
Prestadores de serviços de marketing.
A Rub app pode combinar os dados coletados dessas fontes com outros em seu poder.

B. Como usamos os dados pessoais
A Rub app coleta e usa dados para viabilizar viagens, entregas e outros produtos e serviços de forma confiável e prática. Também usamos os dados que coletamos:

Para melhorar a segurança dos nossos usuários e serviços
Para suporte ao cliente
Para pesquisa e desenvolvimento
Para permitir a comunicação entre os usuários
Para enviar comunicados, inclusive de marketing, aos usuários
Para utilizá-los em procedimentos jurídicos
A Rub app não vende nem compartilha dados pessoais dos usuários com terceiros para marketing direto, exceto com o consentimento deles.

A Rub app usa os dados que coleta para os seguintes fins, entre outros:

1- Fornecer recursos e prestar serviços. A Rub app usa os dados que coleta para oferecer, personalizar, manter e melhorar produtos e serviços.

Isso inclui o uso dos dados para:

Criar e alterar contas de usuários.
Confirmar a identidade, os antecedentes e a qualificação de motoristas e entregadores parceiros.
Viabilizar entregas, viagens e outros serviços.
Oferecer, processar ou facilitar pagamentos dos nossos serviços.
Oferecer, obter, fornecer ou facilitar soluções de seguro, veículo, faturamento ou financiamento relacionadas aos nossos serviços.
Acompanhar e compartilhar o progresso de viagens e entregas.
Oferecer recursos que possibilitem aos usuários compartilhar informações com outras pessoas, como elogios de usuários a motoristas parceiros, feedbacks de destinatários de entregas a restaurantes ou entregadores parceiros, indicar amigos à Rub app, dividir valores ou compartilhar a previsão de chegada e a localização com contatos.
Oferecer recursos para personalizar as contas dos usuários da Rub app, como a criação de locais favoritos, e para permitir acesso rápido a destinos anteriores. Podemos, por exemplo, apresentar recomendações personalizadas de restaurantes ou pratos a usuários do Rub app Eats com base em pedidos anteriores. Consulte a seção “Opções e transparência” para saber como se opor ao uso de dados pessoais.
Oferecer recursos de acessibilidade que facilitem o uso dos nossos serviços por usuários com deficiência, tais como os que permitem que motoristas parceiros com deficiência auditiva ou surdez alertem os usuários sobre sua condição, que permitem apenas o envio de mensagens de texto pelos usuários e que habilitam o recebimento de avisos luminosos de solicitação de viagem no seu dispositivo móvel em vez de avisos sonoros.
Realizar operações internas necessárias para prestar serviços, inclusive para solucionar problemas de software e operacionais, fazer análise, testes e pesquisas de dados, além de monitorar e analisar tendências de uso e atividade.
2- Segurança. Usamos dados pessoais para manter a segurança e a integridade dos nossos serviços e usuários. Isso inclui:

Processo de cadastro de usuários, motoristas parceiros e entregadores parceiros antes de permitir o uso dos serviços e em intervalos subsequentes, inclusive análise de checagem de antecedentes quando a lei permite, para impedir que motoristas parceiros e/ou usuários que representem risco à segurança usem nossos serviços.
Uso de dados de dispositivos de motoristas ou entregadores parceiros para identificar comportamento perigoso ao volante, como excesso de velocidade ou freada e aceleração bruscas, e para informá-los sobre práticas de direção mais seguras. Também usamos dados dos dispositivos de entregadores parceiros para confirmar o tipo de veículo usado para entregar os pedidos.
Em certas regiões, o uso de informações derivadas de fotos da carteira de habilitação e outras fotos enviadas à Rub app para fins de segurança. Isso inclui o recurso de confirmação de identidade em tempo real, que solicita que motoristas e entregadores parceiros compartilhem uma selfie antes de ficar online para garantir que a pessoa que usa o app seja a mesma da conta da Rub app que temos em arquivo. Isso também inclui comparar as fotos que temos em arquivo com as fotos (i) de outros usuários para impedir empréstimo de identidade e (ii) de bancos de dados públicos para confirmar a identidade do usuário.
Uso de dados de dispositivo, localização, perfil, utilização e outros para impedir, detectar e combater fraudes ou atividades que representem risco à segurança.
Uso de avaliações e feedbacks do usuário para incentivar a conformidade com o Código da Comunidade Rub app e como justificativa para desativação de motoristas e entregadores parceiros com avaliações baixas ou que tenham violado tal código em certos países.
3- Suporte ao cliente. A Rub app usa as informações que coleta (inclusive gravações de chamadas para o suporte ao cliente, com aviso ao usuário e seu consentimento) para oferecer suporte ao cliente, inclusive para:

Encaminhar perguntas ao profissional de suporte apropriado
Investigar e buscar soluções para as preocupações do usuário
Monitorar e melhorar respostas e processos do suporte ao cliente
4- Pesquisa e desenvolvimento. Podemos usar os dados que coletamos para teste, pesquisa, análise, desenvolvimento de produtos e aprendizado de máquina para melhorar a experiência do usuário. Isso nos permite melhorar e aprimorar a segurança dos serviços, aumentar a capacidade de impedir o uso dos nossos serviços para fins ilícitos ou inadequados, desenvolver novos recursos e produtos e facilitar soluções financeiras e de seguros associadas aos nossos serviços.

5 -Permitir a comunicação entre usuários. Por exemplo, um motorista parceiro pode enviar uma mensagem ou ligar para um usuário para confirmar o local de partida, um usuário pode entrar em contato com um motorista parceiro para recuperar um item perdido ou um restaurante ou entregador parceiro pode ligar para um destinatário de entrega com informações de um pedido.

6- Marketing. A Rub app pode usar os dados que coleta para divulgar serviços aos usuários. Isso inclui enviar aos usuários comunicados sobre serviços, recursos, promoções, sorteios, estudos, pesquisas, notícias, notificações e eventos.

Também podemos enviar aos usuários comunicados sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros da Rub app. Por exemplo, se um usuário fizer um pedido pelo app do Rub app Eats, podemos oferecer recomendações, promoções ou anúncios sobre pedidos similares oferecidos por outros parceiros da Rub app. Embora possamos enviar aos usuários comunicados sobre produtos e serviços de parceiros da Rub app, não vendemos nem compartilhamos dados pessoais dos usuários com tais parceiros ou outros para fins de marketing direto ou publicidade, exceto com o consentimento deles.

Podemos usar os dados que coletamos para personalizar os comunicados de marketing (inclusive anúncios) que enviamos, até mesmo com base na localização do usuário, no uso anterior dos serviços da Rub app e nas preferências e configurações do usuário.

Podemos também enviar aos usuários comunicados com relação a eleições, votações, referendos e outros processos políticos relacionados aos nossos serviços. Por exemplo, a Rub app avisou alguns usuários por e-mail sobre medidas eleitorais ou legislações pendentes relacionadas à disponibilidade dos serviços nas regiões desses usuários.

7- Comunicados sem fins de marketing. A Rub app pode usar os dados que coleta para gerar e enviar recibos aos usuários, informá-los sobre mudanças em termos, serviços ou políticas ou enviar outros comunicados sem a finalidade de divulgar serviços e produtos ou os dos seus parceiros.

8- Procedimentos e exigências legais. Podemos usar os dados pessoais que coletamos para investigar ou tratar de pedidos de indenização ou contestações relacionadas ao uso dos nossos serviços ou de outra forma permitida pela lei aplicável ou conforme solicitação de reguladores, entidades governamentais e consultas oficiais.

9- Tomada de decisões automatizada

Usamos dados pessoais para tomar decisões automatizadas com relação ao uso dos nossos serviços. Isso inclui:

Ativar o preço dinâmico, no qual o valor de uma viagem ou da taxa de entrega de um pedido feito pelo app do Rub app Eats é determinado segundo fatores que estão sempre mudando, como o tempo estimado e a distância, o trajeto previsto, o tráfego estimado e o número de usuários e motoristas parceiros que usam o app da Rub app em um dado momento.
Localizar motoristas e entregadores parceiros disponíveis para os usuários que solicitam serviços. Os usuários encontram um parceiro com base em disponibilidade, proximidade e outros fatores. Clique aqui para obter mais informações sobre o processo de procura de parceiros.
Determinar avaliações de motoristas e entregadores parceiros, além de desativar usuários, motoristas e entregadores parceiros com avaliação baixa. Para obter mais informações sobre o processo de determinação e uso das avaliações, clique aqui para avaliações de usuários, aqui para avaliações de motoristas parceiros e aqui para avaliações de entregadores parceiros. Para mais informações, consulte também a seção “Pesquisa de avaliações” abaixo.
Desativar usuários que se envolveram em fraudes ou atividades que possam prejudicar a Rub app, seus usuários ou outras pessoas. Em alguns casos, como quando determinarmos que um usuário abusa do programa de indicação da Rub app, esse comportamento pode resultar em desativação automática.
Usar informações de localização de motoristas parceiros e mensagens entre usuários e motoristas parceiros para identificar taxas de cancelamento recebidas ou induzidas por meio de fraude. Por exemplo, se usarmos tais informações para determinar que um motorista parceiro atrasa a partida de um usuário para induzi-lo a cancelar a viagem, não cobraremos a taxa de cancelamento do usuário e ajustaremos o valor pago ao motorista parceiro para omitir essa taxa. Para contestar esse ajuste, entre em contato com o suporte ao cliente da Rub app.
Clique nos links desta seção para obter mais informações sobre esses processos. Para contestar uma desativação resultante desses processos, entre em contato com o suporte ao cliente da Rub app.

C. Cookies e tecnologias de terceiros
A Rub app e seus parceiros usam cookies e outras tecnologias de identificação nos seus apps, sites, e-mails e anúncios online para os fins descritos neste aviso.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em navegadores ou dispositivos por sites, apps, mídias online e anúncios. A Rub app usa cookies e tecnologias similares para fins como:

Autenticar usuários
Lembrar preferências e configurações de usuários
Determinar a popularidade de um conteúdo
Veicular campanhas de marketing e medir a eficácia delas
Analisar tendências e tráfego e obter um entendimento geral dos comportamentos online e dos interesses das pessoas que interagem com nossos serviços
Podemos também permitir que outros nos prestem serviços de medição e análise de público, mostrem anúncios na Internet em nosso nome e, por fim, monitorem e relatem o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar os dispositivos em que os visitantes usam nossos sites e outros serviços e sites online.

Consulte nosso Aviso sobre Cookies para obter mais informações relacionadas ao uso de cookies e outras tecnologias descritas nesta seção.

D. Compartilhamento e divulgação de dados
Alguns dos produtos, serviços e recursos da Rub app exigem o compartilhamento de dados com outros usuários ou a pedido do usuário. Podemos também compartilhar dados com nossas afiliadas, subsidiárias e parceiras por motivos jurídicos ou em conexão com pedidos de indenização e contestações.

A Rub app pode compartilhar os dados que coleta:

1- Com outros usuários

Isso inclui compartilhar:

Nome, avaliação e local de partida e/ou destino dos usuários com os motoristas parceiros.
Nome dos usuários com outros usuários em uma viagem compartilhada. Os usuários em viagens compartilhadas também podem ver o local de destino dos outros usuários.
Nome, endereço de entrega e informações do pedido dos destinatários de entregas com o entregador parceiro e o restaurante. Dentro dos limites impostos pela lei, também podemos compartilhar avaliações e feedbacks, ou outras informações, com o restaurante e o entregador parceiro.
Dos motoristas e entregadores parceiros podemos compartilhar os dados a seguir com usuários, destinatários de entregas e restaurantes parceiros: nome e foto; marca, modelo, cor, placa e foto do veículo; localização (antes e durante a viagem); avaliação média por usuário; número total de viagens; tempo de uso do app da Rub app; informações de contato (dependendo das leis aplicáveis); e perfil do motorista ou entregador parceiro, inclusive elogios e outros feedbacks enviados por outros usuários.

Também oferecemos recibos aos usuários e destinatários de entregas contendo várias informações, como detalhamento dos valores cobrados, nome do motorista ou entregador parceiro, foto, mapa do trajeto e outras informações dessa natureza exigidas em faturas no país ou na região em que o motorista ou entregador parceiro atua.
Dos participantes do programa de indicação da Rub app, compartilhamos certos dados pessoais de usuários indicados, como total de viagens com o usuário que fez a indicação, no limite pertinente para a determinação do valor promocional por indicação.
2- Mediante solicitação do usuário

Isso inclui compartilhamento de dados com:

Outras pessoas mediante solicitação do usuário. Por exemplo, compartilhamos a previsão de chegada e a localização do usuário com um amigo quando solicitado por esse usuário ou as informações da viagem de um usuário quando divide o valor com um amigo.
Parceiros comerciais da Rub app. Por exemplo, se um usuário solicita um serviço por meio de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, a Rub app pode compartilhar certos dados com esse terceiro. Isso pode incluir, por exemplo, outros serviços, plataformas, apps ou sites que se integram às nossas APIs; fornecedores ou prestadores de serviços de veículos; aqueles com uma API ou um serviço ao qual nos integramos; restaurantes parceiros ou outros parceiros comerciais da Rub app e seus usuários em conexão com promoções, concursos ou serviços especializados.
3- Com o público em geral

Perguntas ou comentários enviados por usuários em fóruns públicos, como blogs e páginas de redes sociais da Rub app, estão disponíveis ao público, inclusive dados pessoais que aparecem em tais perguntas ou comentários.

4- Com o proprietário da conta da Rub app

Se um usuário solicita uma viagem ou faz um pedido com uma conta de propriedade de outra pessoa, podemos compartilhar as informações desse pedido ou dessa viagem, inclusive dados de localização em tempo real, com o proprietário da conta. Por exemplo, isso ocorre quando:

Um usuário usa o perfil da Rub app para Empresas do próprio empregador ao fazer viagens organizadas pela Rub app Central
Um motorista ou entregador parceiro usa uma conta de propriedade ou associada a uma empresa parceira de viagens por aplicativos ou restaurante parceiro
Um usuário faz uma viagem organizada por um amigo ou usando o Perfil Familiar
Um entregador parceiro atua como substituto (apenas no Reino Unido)
5- Com subsidiárias e afiliadas da Rub app

Compartilhamos dados com nossas subsidiárias e afiliadas para ajudar na prestação de serviços e no tratamento de dados no nosso nome. Por exemplo, a Rub app processa e armazena dados nos Estados Unidos em nome das suas subsidiárias e afiliadas internacionais.

6- Com prestadores de serviço e parceiros comerciais da Rub app

A Rub app envia dados a distribuidores, consultores, parceiros de marketing, empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais. Entre eles, estão inclusos:

Processadores e facilitadores de pagamentos
Provedores de checagem de antecedentes e confirmação de identidade (apenas motoristas e entregadores parceiros e usuários que pagam em dinheiro)
Provedores de armazenamento em nuvem
Google, em conexão com o uso do Google Maps nos apps da Rub app (veja a política de privacidade da Google para obter informações de coleta e uso de dados)
Facebook, em conexão com o uso das Ferramentas Corporativas do Facebook nos apps e sites da Rub app (veja a política de privacidade do Facebook para obter informações de coleta e uso de dados)
Parceiros e provedores de plataforma de marketing, inclusive serviços de publicidade em redes sociais
Provedores de análise de dados
Parceiros de pesquisa, inclusive aqueles responsáveis por pesquisas ou projetos em parceria com a Rub app ou em nome dela
Distribuidores que ajudam a Rub app a melhorar a segurança dos seus apps
Consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços profissionais
Parceiros gestores de veículos
Parceiros de seguros e financiamentos
Aeroportos
A Lime e outros prestadores de serviços locais
Restaurantes parceiros e/ou seus provedores de PDV
Distribuidores de soluções para veículos ou terceiros que sejam fornecedores de veículos
7- Por motivos legais ou no caso de controvérsias

A Rub app pode compartilhar dados pessoais de usuários se acreditar que é obrigatório por lei, regulamento, licença ou contrato de operação, processo jurídico ou solicitação governamental ou nos casos em que a divulgação seja apropriada por outros motivos devido a preocupações com a segurança ou similares.

Isso inclui o compartilhamento de dados pessoais com autoridades policiais, agentes de saúde pública e outras autoridades governamentais, aeroportos (se exigido pelas autoridades aeroportuárias como condição para operar nas instalações do aeroporto) ou outros terceiros conforme o necessário para aplicar nossos Termos de Uso, contratos de usuário ou outras políticas; para proteger os direitos ou a propriedade da Rub app ou os direitos, a segurança ou a propriedade de outros; ou em caso de pedido de indenização ou contestação com relação ao uso dos nossos serviços. Se você usar o cartão de crédito de outra pessoa, podemos ser obrigados por lei a compartilhar os seus dados pessoais, inclusive informações de viagens e pedidos, com o proprietário do cartão.

Obtenha mais informações nas Diretrizes da Rub app para autoridades policiais.

Isso inclui também o compartilhamento de dados pessoais com terceiros relacionados ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por outra empresa.

8- Com consentimento

A Rub app pode compartilhar os dados pessoais do usuário de maneiras diferentes das descritas neste aviso se notificá-lo previamente e obtiver seu consentimento.

E. Retenção e exclusão de dados
A Rub app retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima.

Os usuários podem solicitar a exclusão das suas contas a qualquer momento. A Rub app pode reter os dados de um usuário após uma solicitação de exclusão devido a exigências legais ou regulatórias ou pelos motivos declarados nesta política.

A Rub app retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima. Isso significa que retemos diferentes categorias de dados por períodos diferentes, dependendo da categoria do usuário a quem os dados se referem, dos tipos de dados e da finalidade da coleta deles.

Os usuários podem solicitar a exclusão da sua conta quando quiserem no app da Rub app, pelo menu “Configurações > Privacidade”, ou no site da Rub app (usuários e destinatários de entregas aqui; motoristas e entregadores parceiros aqui).

Após uma solicitação de exclusão de conta, a Rub app exclui a conta e os dados do usuário, exceto se precisarem ser retidos por exigências legais ou regulatórias, questões de segurança e prevenção de fraude ou devido a um problema relacionado à conta do usuário, como um crédito pendente ou um pedido de indenização ou contestação não resolvida. Como estamos sujeitos a exigências legais e regulatórias relacionadas a motoristas e entregadores parceiros, isso significa que normalmente retemos a conta e os dados deles por pelo menos 7 anos após uma solicitação de exclusão. Quanto a usuários de viagens e destinatários de entregas, seus dados geralmente são excluídos até 90 dias após a solicitação, exceto nos casos em que a retenção seja necessária pelos motivos acima.

F. Bases para o processamento
Coletamos e usamos dados pessoais apenas quando temos respaldo legal para isso. Isso inclui o tratamento de dados pessoais para prestar serviços e oferecer recursos solicitados, para fins de interesses legítimos da Rub app ou de terceiros, para cumprir obrigações legais ou com base em consentimento.

Coletamos e usamos dados pessoais apenas quando temos uma ou mais bases legais para isso. Essas bases podem variar de acordo com a localização dos usuários, mas geralmente incluem tratamento de dados pessoais:

A- Para prestar serviços e oferecer recursos solicitados

Para prestar serviços, precisamos coletar e usar certos dados pessoais. Isso inclui:

Dados do perfil de usuário usados para criar e manter contas de usuários; confirmar a identidade dos usuários; nos comunicar com usuários sobre suas viagens, pedidos e contas; e permitir que os usuários façam pagamentos ou recebam ganhos
Informações de antecedentes usadas para confirmar a qualificação para ser um motorista ou entregador parceiro
Dados de localização do motorista e do entregador parceiro usados para acompanhar viagens e ajudar com a navegação
Dados de utilização necessários para manter, otimizar e melhorar os serviços da Rub app, inclusive para determinar promoções, conectar motoristas parceiros e usuários e calcular custos de viagens e ganhos dos motoristas parceiros
Dados de transação
Informações relacionadas com o suporte ao cliente
B- Para os interesses legítimos da Rub app e de outras partes

Isso inclui usar dados pessoais para manter e melhorar a segurança dos usuários. Por exemplo, usamos dados pessoais para evitar o uso dos serviços por usuários que tenham apresentado comportamentos inapropriados ou perigosos, como ao guardar dados de usuários banidos para evitar que usem os apps da Rub app. Também utilizamos dados de uso para evitar que os usuários façam viagens com motoristas parceiros com maior risco de conflito (ex.: porque antes foram alvo de queixas de outros usuários).

Isso também inclui fins como combate a fraudes; melhoria de serviços, marketing direto, pesquisa e desenvolvimento; e aplicação dos Termos de Uso da Rub app.

Além disso, inclui usar dados pessoais dentro do limite necessário aos interesses de outras pessoas ou do público em geral, como em conexão com ações judiciais ou comunicações de sinistro e para proteção dos direitos e da segurança de outros.

C- Para cumprir as obrigações jurídicas da Rub app

Por exemplo, a Rub app está sujeita a leis e regulamentações em diversos países e cidades que exigem que ela colete e armazene dados de viagens e entregas dos nossos usuários e apresente cópias desses dados ao governo e a outras autoridades. Coletamos e usamos dados pessoais para cumprir tais leis.

A Rub app também pode compartilhar dados com autoridades policiais com relação a atos criminosos e ameaças à segurança pública ou a solicitações de terceiros em conformidade com processos judiciais. A Rub app também pode compartilhar informações com as autoridades de saúde quando exigido ou permitido por lei. Para obter mais informações sobre esse compartilhamento, veja as Diretrizes da Rub app para Autoridades Policiais - Estados Unidos, as Diretrizes da Rub app para Autoridades Policiais - Fora dos Estados Unidos e as Diretrizes para Solicitações de Dados de Terceiros e Serviços de Documentos Jurídicos.

D- Com consentimento

A Rub app pode coletar e usar dados pessoais com base no consentimento do usuário. Por exemplo, coletamos dados pessoais por meio de pesquisas voluntárias. As respostas a essas pesquisas são coletadas com seu consentimento e são excluídas assim que não forem mais necessárias ao propósito para o qual foram coletadas.

O usuário que consente com a coleta e o uso de dados pessoais pode revogar o consentimento quando quiser. No entanto, o usuário não poderá usar nenhum serviço ou recurso que exija a coleta ou o uso desses dados pessoais.

IV. Opções e transparência
A Rub app permite que os usuários acessem e controlem os dados coletados, inclusive por meio de:

Configurações no app
Permissões no dispositivo
Páginas de avaliação no app
Cancelamento de comunicados de marketing
A Rub app também permite que os usuários solicitem acesso aos seus dados ou a cópias deles, a alterações ou atualizações nas contas, a exclusão de contas ou que a Rub app restrinja o tratamento de dados pessoais do usuário.

A- Configurações de privacidade

Os menus de configuração do app da Rub app para usuários oferecem a capacidade de configurar ou alterar preferências de compartilhamento de localização e de recebimento de notificações da Rub app no dispositivo. As informações dessas configurações, os procedimentos para defini-las e alterá-las e os efeitos da sua desativação estão descritos abaixo.

Dados de localização
A Rub app usa os serviços de localização do dispositivo dos usuários para facilitar a solicitação de viagens quando os usuários precisam. Os dados de localização nos ajudam a melhorar os nossos serviços, inclusive as partidas, a navegação e o suporte ao cliente.

No app da Rub app, pelo menu “Configurações > Privacidade”, os usuários podem ativar ou desativar a coleta de dados de localização do seu dispositivo móvel por parte da Rub app. Os usuários e destinatários de entregas podem usar as configurações do seu dispositivo móvel para permitir ou cancelar a permissão de tais coletas.

Compartilhar a localização em tempo real (usuários)
Os usuários que permitem que a Rub app colete dados de localização do seu dispositivo móvel também podem permitir que a Rub app compartilhe sua localização com o motorista parceiro desde a solicitação até o início da viagem. Isso pode ajudar a melhorar as partidas para motoristas parceiros e usuários, especialmente em áreas movimentadas.

Os usuários podem ativar ou desativar esse recurso no app da Rub app pelo menu “Configurações > Privacidade”.

Compartilhamento de dados para emergências (usuários)
Os usuários que permitem que a Rub app colete dados de localização do seu dispositivo móvel também podem ativar o recurso “Compartilhamento de dados para emergências”, que compartilha dados com serviços de emergência da polícia, dos bombeiros e de ambulâncias. Esses dados incluem a localização aproximada quando a chamada de emergência foi feita; informações de marca, modelo, cor e placa do carro; nome e número de telefone do usuário; locais de partida e destino; e nome do motorista parceiro.

Os usuários podem ativar ou desativar esse recurso no app da Rub app pelo menu “Configurações > Privacidade” ou pela Central de Segurança.

Avisos: atualização de contas e viagens
A Rub app envia aos usuários avisos sobre o status das viagens e atualizações relacionadas à atividade da conta. Essas notificações são necessárias para o uso do app da Rub app e não podem ser desativadas. No entanto, os usuários podem escolher o método de recebimento desses avisos no app da Rub app pelo menu “Configurações > Privacidade”.

Avisos: descontos e novidades
Os usuários podem permitir que a Rub app envie notificações push sobre descontos e novidades. As notificações push podem ser ativadas ou desativadas no app da Rub app pelo menu “Configurações > Privacidade”.

Comunicados dos restaurantes parceiros
Os destinatários de entregas que optam por receber comunicados dos restaurantes parceiros podem parar de compartilhar seus dados com cada um deles nas configurações da conta no app do Rub app Eats.

B- Permissões no dispositivo

A maioria das plataformas de dispositivos móveis (iOS, Android, etc.) definiu que certos tipos de dados do dispositivo não podem ser acessados por apps sem a permissão do proprietário. Essas plataformas usam diferentes formas de obtenção dessas permissões. Os dispositivos iOS notificam os usuários na primeira vez que o app da Rub app solicita permissão para acessar certos tipos de dados e oferecem a opção de concedê-la ou recusá-la. Os dispositivos Android notificam os usuários das permissões que o app da Rub app pede antes de usá-lo pela primeira vez. Ao usar o app, o usuário concede tal permissão.

C- Visualização de avaliações

Depois de cada viagem, os motoristas parceiros e os usuários podem avaliar uns aos outros em uma escala de 1 a 5. A média dessas avaliações é associada à conta do usuário e exibida aos outros usuários para os quais oferece ou dos quais recebe serviços. Por exemplo, os motoristas parceiros podem ver a avaliação dos usuários dos quais recebem solicitações de viagem, e os usuários podem ver a avaliação desses motoristas.

Esse sistema de avaliação recíproca faz com que cada pessoa seja responsável pelo próprio comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas parceiros e usuários.

Os usuários podem ver a própria avaliação média no menu principal do app da Rub app.

Os motoristas parceiros podem ver a própria avaliação média ao tocar na foto de perfil no app de parceiro da Rub app.

Os entregadores parceiros também são avaliados pelos destinatários de entregas e restaurantes parceiros. Clique aqui para obter mais informações.

D- Cancelamento de comunicados de marketing

Os usuários podem optar por não receber e-mails promocionais da Rub app aqui. Os usuários também podem seguir as instruções de cancelamento de assinatura contidas nessas mensagens para optar por não receber e-mails e outras mensagens da Rub app. Podemos ainda enviar outros tipos de mensagens, como recibos de viagens ou informações de conta, aos usuários que optaram por cancelar os comunicados promocionais.

E- Solicitações de dados do usuário

A Rub app oferece várias maneiras para os usuários conhecerem e controlarem seus dados e enviarem dúvidas e comentários sobre o tratamento deles. Para fazer uma solicitação, acesse aqui.

Acesso aos dados: os usuários podem pedir uma explicação sobre os dados que coletamos e como são usados.
Recebimento de dados: os usuários podem solicitar uma cópia dos dados que a Rub app coleta deles com consentimento ou conforme necessário para prestar serviços.
Alteração ou atualização de dados: os usuários podem editar nome, número de telefone, endereço de e-mail, forma de pagamento e foto associados à sua conta ao acessar o menu “Configurações” nos apps da Rub app ou pelo portal do motorista parceiro. Também podem pedir para que a Rub app altere ou atualize seus dados, inclusive se acreditarem que os dados estejam errados ou incompletos.
Exclusão de dados: os usuários podem solicitar a exclusão da sua conta quando quiserem no app da Rub app, pelo menu “Configurações > Privacidade”, ou no site da Rub app (usuários e destinatários de entregas aqui; motoristas e entregadores parceiros aqui).
Objeções, restrições e reclamações: os usuários podem solicitar a interrupção ou a limitação do uso de todos os seus dados pessoais ou de parte deles. A Rub app pode continuar a processar dados após tal objeção ou solicitação dentro do limite exigido ou permitido por lei.

Além disso, dependendo da localização, os usuários podem ter o direito de registrar uma reclamação relacionada ao tratamento dos seus dados pessoais junto à autoridade de proteção de dados do seu país. Por exemplo, usuários na União Europeia e na América do Sul podem enviar essas solicitações às autoridades de proteção de dados do seu país de residência.
V. Alterações deste aviso
Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso. O uso dos nossos serviços depois de uma alteração constitui o consentimento com o aviso de alteração dentro do limite permitido por lei.

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso. Se fizermos alterações significativas, notificaremos com antecedência os usuários pelos apps da Rub app ou outros meios, como e-mail. Recomendamos que os usuários revejam periodicamente esse aviso para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.

Depois desse aviso, o uso dos nossos serviços pelos usuários em países fora da União Europeia será entendido como um consentimento com as alterações dentro do limite permitido por lei.

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